Tempos de Publicidade?

Em alguns momentos tenho me deparado com uma grande publicidade em favor da "igreja de Deus" nesse últimos dias. "Fizemos isso, aquilo, somos isso ou aquilo", eles declaram se utilizando de diversos meios de comunicação. Isso é de entristecer qualquer um que tenha certo conhecimento da Palavra de Deus. O livro de Apocalipse - que nada mais é do que uma Revelação - nos revela (a redundância é para enfatizar mais ainda, a fim de que "quem tenha ouvidos, ouça" [Apoc. 2:29], nesse caso, quem tenha olhos, veja) através das cartas às 7 igrejas, nos capítulos 2 e 3, o que aconteceria com a igreja de Deus nos diferentes períodos que ela passaria. Em todos os períodos da igreja, - ou povo escolhido de Deus, como mais comumente a Bíblia se refere - ela é digna de elogios, exceto o último período, que em comparação com a História da humanidade, podemos perceber que é o período em que estamos vivendo. Não temos motivos para sermos elogiados, muito menos para nos promover. Pelo contrário, note o que é dito à igreja de Laodicéia, simbolicamente, a igreja de Deus nos últimos dias:
"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" Apocalipse 3:15-17. Você percebeu algum tipo de promoção à igreja de Deus? Isso é mais que uma reprovação, justamente por se promoverem tanto, entre outras coisas!
Uma grande escritora americana do século XIX, Ellen G. White, em vários de seus escritos mencionou a realidade do povo de Deus, em conformidade com a Revelação, e eu fiz questão de ressaltar o resumo de seu escrito na Review and Herald, em 22 de março de 1887 em breves trechos. Acompanhe:
  • "Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação."
  • "Nosso Pai celestial está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos." 
  • "Há na igreja pessoas não convertidas, e que não se unirão em fervorosa e prevalecente oração. Precisamos entrar na obra individualmente. Precisamos orar mais e falar menos."
  • "Temos muito mais a temer de dentro [da igreja] do que de fora."
  • "Os incrédulos têm direito de esperar que os que professam observar os mandamentos de Deus e ter a fé de Jesus façam muito mais que qualquer oura classe para promover e honrar mediante sua vida coerente, seu exemplo piedoso e sua influência ativa, a casa que representam."
  • "Divisões, e até amargas dissensões que infelicitariam qualquer comunidade mundana, são comuns nas igrejas, porque há tão pouco esforço para controlar os sentimentos errôneos, e reprimir toda palavra de que Satanás se possa aproveitar."
  • "Não podemos preparar o caminho conquistando a amizade do mundo, que é inimizade contra Deus; com Seu auxílio, porém, podemos romper com sua sedutora influência sobre nós e os outros."
  • "Ai, que orgulho prevalece na igreja, que hipocrisia, que engano, que amor ao vestuário, à frivolidade e ao divertimento, que desejo de supremacia! Todos esses pecados têm obscurecido a mente, de modo que as coisas eternas não têm sido discernidas."
  • "Se temos qualquer consideração pela nossa salvação, precisamos fazer decidida mudança. Precisamos buscar ao Senhor com genuíno arrependimento; importa ue, com profunda contrição, confessemos nossos pecados, para que sejam apagados."
  • "A atenção do povo precisa ser atraída; a menos que se possa fazer isso, todos os esforços serão nulos; ainda que viesse um anjo do Céu e lhes falasse, suas palavras não operariam mais benefício do que se ele estivesse falando ao frio ouvido de um morto. A igreja precisa despertar para a ação. O Espírito de Deus não poderá vir enquanto ela não preparar o caminho."
  • "Que estamos fazendo, como indivíduos, para levar a luz a outros?"
  • "Deixaremos pessoas perecendo sem o conhecimento da verdade, porque amamos demasiado nossa comodidade para levarmos o fardo que Jesus carregou por nós? Despertemos do sono. 'Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar' (1Pe 5:8)"
Percebeu a triste realidade da "igreja de Deus"? Será que merece algum elogio ou promoção, divulgação de seus feitos? No período em que vivemos não há tempo para promover nossa situação. Isso porque nos achamos "ricos" como menciona Apocalipse 3:17, mas, como o mesmo verso diz, "somos coitados, miseráveis, pobres, cegos e nus" espiritualmente. Não é tempo de acharmos que somos bonzinhos porque fazemos isso ou aquilo, ou porque "guardamos os mandamentos de Deus" (se é que fazemos de verdade), muito menos de promover o nosso achismo.
E se você percebeu essa verdade é porque você percebeu o tempo em que vivemos.  Apocalipse 3:18 e 19 a mensagem de Jesus à Sua igreja nos tempos modernos é:
"Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te."
Percebeu? A realidade é triste, mas por outro lado é confortante. Apesar de nossa situação atual, em que "nos achamos", ainda existe oportunidade para mudança, para o arrependimento, que nos trará ouro refinado, vestes brancas e colírio para que enxerguemos e possamos ter discernimento, provenientes do Espírito Santo, que operará em nós o verdadeiro Reavivamento, não para nos promover aos outros, mas a fim de que a Reforma necessária haja na mente e nas ações de seus filhos, processo que nos preparará para o retorno de Jesus. Sendo assim, aproveite o tempo em que vivemos para nos arrepender e para promover a Jesus, que virá muito em breve para buscar os seus! Pense nisso...